Em 08 de março de 1896 o então Presidente do Estado de Mato Grosso o Dr. Antônio Corrêa da Costa celebrou um contrato com o Eng°Jacques Marckwalder para a elaboração do projeto e execução de uma ponte em estrutura metálica sobre o rio Coxipó , possibilitando a almejada ligação entre a emergente Cuiabá e o resto do país .
Title
PONTE DE FERRO DO COXIPO
Resumo descritivo
Em 08 de março de 1896 o então Presidente do Estado de Mato Grosso o Dr. Antônio Corrêa da Costa celebrou um contrato com o Eng°Jacques Marckwalder para a elaboração do projeto e execução de uma ponte em estrutura metálica sobre o rio Coxipó , possibilitando a almejada ligação entre a emergente Cuiabá e o resto do país . Decorridos um ano e três meses da assinatura do contrato deu-se a inauguração da ponte, em 20 de junho de 1897 custando, na época, aos cofres públicos a quantia de 81 contos e 600 mil réis. Com o caminhar histórico e o avanço do progresso em direção á região, a ponte, serviu de suporte aos avanços do homem cumprindo seu papel com bravura e dignidade. O inexorável avanço desenvolvimentista a fez cair em desuso dado a sua pouca extensão e largura, afinal são tão somente 4,20 m de largura, inadequada ao tráfego dos novos e poderosos veículos de transporte, contudo seu papel foi cumprido e nos cabe agora preserva-la como legado ás gerações que nos sucederão. A Ponte de Ferro foi importada da França adotando o sistema construtivo EIFFEL, com 54 metros de comprimentos por 4,20 metros de largura , assentada sobre pilares de pedra canga , cimento e alvenaria , sendo a primeira , no gênero a ser construída em Cuiabá.Deu se a inauguração , em 20 de junho de 1897.