Description
Figura feminina de cabelos longos e cacheados, sentada sobre um cadeirão, talhada em madeira e policromada nos tons vermelho e dourado. Está acompanhada de outra figura feminina, talhada em madeira, em proporções menores, de forma a sugerir uma criança. Trata-se da representação de Nossa Senhora de Sant’Ana acompanhada de Santa Maria Mãe de Jesus, menina. Nossa Senhora de Sant’Ana aparece trajando túnica longa, drapeada e talhada de forma a sugerir movimento, pigmentada por policromia nos tons vermelho verde e dourado. A túnica, cingida na cintura por uma faixa talhada em relevo, é adornada por motivos florais e formas fitomórficas desenhadas em policromia dourada. A túnica a cobre da cabeça aos pés, calçados, e possui frisos decorados no arremate das mangas compridas e da barra da veste.
A santa traja ainda, sobre a túnica, um manto drapeado, também talhado de forma a sugerir movimento, nos tons vermelho e dourado, decorado por motivos florais que figuram margaridas e outras formas fitomorfos. E além do manto, veste ainda sobre os cabelos cacheados um véu, talhado de forma a sugerir movimento esvoaçante, nos tons verde e dourado. O véu é todo adornado por pequenos traços em dourado que simulam fitomorfos e lambrequins, além de friso dourado que desenha toda a barra do véu com motivos fitomorfos.
A imaginária figura a mãe de Maria no auge da vida adulta, com rosto sereno e sorridente. Sant’Ana é representada com os cabelos castanhos e o rosto levemente retorcido, destacando sua expressão. Os olhos, feitos de vidro, estão ausentes na peça, restando apenas o buraco de seu encaixe. O nariz de Sant’Ana é afilado, bem como seu queixo levemente pontudo. A santa está sentada com o braço direito tocando Santa Maria nas costas e o braço esquerdo estendido à frente. Já Maria encontra-se traja túnica longa pigmentada por policromia nos tons vermelho verde e dourado.
Em seu terço superior encontra-se pigmentada em vermelho com decoração em policromia dourada em formas fitomórficas. Já nos terços inferiores, a túnica assume tons esverdeados, com motivos florais coloridos decorando-a. Imitando Sant’Ana, a imaginária traz Maria usando um manto semelhante que a cobre sobre a túnica. O mesmo é adornado por um extenso friso dourado com motivos fitomórficas talhados em relevo e coberto com folha de ouro.
A santa está representada com traços infantis, de pele clara e cabelos longos e castanhos, de rosto redondo e lábios grossos. Seus olhos castanhos, de vidro, encontram-se fixos nas mãos de Sant’Ana, e suas próprias mãos repousam sobre o colo da mãe. A peça está ligeiramente bem conservada e são poucos os danos à sua composição. Sant’Ana encontra-se posta sobre uma peanha esverdeada, sentada num cadeirão vermelho, com os assentos pigmentados em policromia. No arremate da peça, o cadeirão é adornado por um pseudo frontão talhado em forma de rocaille, pigmentado por policromia dourada. Maria também se encontra sobre uma peanha e está bem conservada