-
CENTRO HISTÓRICO DE VILA BELLA DA SANTISSIMA TRINDADE
- Voltar
Metadados
Miniatura

Description
A região do Guaporé, no extremo noroeste de Mato Grosso, foi penetrada pela primeira vez por volta de 1730. Sertanistas vindos de Cuiabá, na captura de índios Parecis, localizaram ali jazidas de ouro , o que provocou a rápida formação de arraiais .
A grande proximidade com as missões jesuíticas espanholas , tornou a área denominada Mato Grosso dos Parecis de importância para o governo português , por duas razões : a necessidade de conservar as jazidas de ouro e a possibilidade de introduzir manufaturas anglo – portuguesas no Peru.
Pra isso era necessário constituir, na própria região, uma rede administrativa e militar suficientemente poderosa para, por um lado , rechaçar as eventuais investidas espanholas e, por outro , constituir-se um polo de atração para novos moradores .
Com esses objetivos é que se fundou , em 1752 , a Vila Bela da Santíssima Trindade, como capital da recém-criada Capitania de Mato Grosso.
Por essa época esboçava-se já em Portugal, o plano de criação de uma companhia comercial que monopolizasse o comércio de mercadorias e escravos com o Pará e Mato Grosso, Visando também a área do Alto Peru . Essa Companhia, a companhia de comércio do Grão-Pará e Maranhão , foi criada oficialmente em 1755, abrindo o eixo comercial Vila Bela /Belém , via rios Guaporé e Madeira .
Title
CENTRO HISTÓRICO DE VILA BELLA DA SANTISSIMA TRINDADE
Título
CENTRO HISTÓRICO DE VILA BELLA DA SANTISSIMA TRINDADE
Resumo descritivo
A região do Guaporé, no extremo noroeste de Mato Grosso, foi penetrada pela primeira vez por volta de 1730. Sertanistas vindos de Cuiabá, na captura de índios Parecis, localizaram ali jazidas de ouro , o que provocou a rápida formação de arraiais . A grande proximidade com as missões jesuíticas espanholas , tornou a área denominada Mato Grosso dos Parecis de importância para o governo português , por duas razões : a necessidade de conservar as jazidas de ouro e a possibilidade de introduzir manufaturas anglo – portuguesas no Peru. Pra isso era necessário constituir, na própria região, uma rede administrativa e militar suficientemente poderosa para, por um lado , rechaçar as eventuais investidas espanholas e, por outro , constituir-se um polo de atração para novos moradores . Com esses objetivos é que se fundou , em 1752 , a Vila Bela da Santíssima Trindade, como capital da recém-criada Capitania de Mato Grosso. Por essa época esboçava-se já em Portugal, o plano de criação de uma companhia comercial que monopolizasse o comércio de mercadorias e escravos com o Pará e Mato Grosso, Visando também a área do Alto Peru . Essa Companhia, a companhia de comércio do Grão-Pará e Maranhão , foi criada oficialmente em 1755, abrindo o eixo comercial Vila Bela /Belém , via rios Guaporé e Madeira .
Município
Vila Bela da Santíssima Trindade - MT
Portaria
22/84
Publicação em diário oficial
10/09/1984
Endereço
Centro Histórico de Vila Bela