Peça em tecido adamascado na cor magenta, em toda a extensão da peça existe um bordado na cor dourada de rosas, pequenos botões e folhagens. Ela é arrematada com galão na cor dourada. Na parte posterior existe um apêndice na mesma cor e mesmo tecido da capa, também arrematada com galão dourado e finalizada com uma franja de fio metálico dourado. O forro interno é de cetim magenta. Entre o forro interno e o tecido de revestimento existe uma peça de linho que serve para dar sustentação a capa na parte da frente a peça é fechada por uma tira de pano seguindo o mesmo padrão do restante da veste. O galão usado para arrematar a capa é possível perceber em alto relevo uvas e folhas de videira.
Número de registro
2009/001/039
Denominação
COLEÇÃO TÊXTIL - 001
Título
CAPA PLUVIAL ou CAPA DE ASPERGES
Resumo descritivo
Capa comprida usada pelo sacerdote e também pelo diácono nas procissões eucarísticas. A capa pluvial também é conhecida por capa de asperges.
Há sujidade, manchas de umidade, desgaste do bordado, na parte de trás na altura das costas apresenta um enorme rasgo que deixa à mostra o linho interno, e no apêndice também é visível desgaste do tecido. Tecido se desfazendo em pedaços.