Peça talhada na madeira em três blocos compositores, sendo este o bloco central. Trata-se da representação da Nossa da Piedade. A imaginária é composta por uma mulher caída de joelhos, com feições melancólicas segurando em seus braços um corpo masculino repleto de feridas, donde verte sangue na altura do dorso, bacia, coxa direita e pulso esquerdo. O corpo masculino encontra-se vestido apenas por um lençol branco que cobre sua genitália e o pulso esquerdo. Trata-se de uma Pietá e nela estão representados tanto Maria como seu sagrado filho Jesus. Maria traja túnica azul com frisos fito mórficos em dourado decorando-a. A túnica a cobre da cabeça aos pés e por baixo dela veste um capuche branco com estrelas douradas pintadas sobre o branco, que envolve a cabeça e o pescoço; em seu pulso esquerdo, o mesmo que ampara o braço de seu martirizado filho, ostenta três argolas decorativas ornamentadas com folha de ouro.
Jesus, como dito anteriormente, traja apenas um lençol branco com o qual sua mãe Maria o envolve. Seu corpo está representado com diversos ferimentos, porém falta-lhe a cabeça e os membros inferiores, por pertencerem aos outros já citados blocos compositores. A escultura tem pintura policromada nos tons azul, branco, vermelho e dourado. Vale ressaltar que os olhos da Nossa Senhora da Piedade são de vidro, num castanho-claro, e estão em ótimo estado de conservação.
A peça tem sujidade e descascamento, apesar de apresentar muita melhora neste quesito, uma vez dado o tratamento da imagem realizado no Museu em janeiro de 2020. Faltam-lhe os blocos compositores que contemplam o rosto e as pernas de Cristo. A peça continua com a sua carnação craquelado, além de perda da policromia. Nota-se também a ausência do resplendor que pertencia a Nossa Senhora;